Pages

Testes em animais.

Olá pessoas,

Hoje irei falar sobre testes realizados em animais, essa prática, também é conhecida como vivissecção. Mas há uma pequena diferença entre as duas práticas, vou tentar explicar qual é essa diferença aqui (quero deixar claro que eu não apoio nenhuma das duas). A vivissecção consiste 'apenas' no ato de dissecar animais vivos com o propósito de realizar estudos. São considerados testes em animais QUALQUER tipo de experiências realizada em animais, o que também inclui a vivissecção.

Em muitas páginas da internet que abordam o tema vivissecção podemos encontrar citações do tipo: "Esta técnica é utilizada em experimentação animal, apesar de ter vindo a ser, gradualmente, substituída por técnicas alternativas não-invasivas". Acontece que, muitas vezes consideram não-invasivas qualquer técnica que não rompe a pele do animal, ou seja, isso não significa que não façam testes que envolvam colocar substâncias nos olhos dos animais, na parte superficial da pele ou coisas do tipo.

Infelizmente as experiências em animais são praticadas por inúmeras empresas. Algumas delas dizem não fazer testes em animais, o que é parcialmente mentira, visto que algumas terceirizam laboratórios para a realização dos testes.

Irei escrever agora sobre como acontecem alguns desses testes:

Teste LD 50

LD 50 é a abreviação do termo inglês Lethal Dose 50 Perercent (dose letal 50%). É o teste para detectar qual a quantidade de substância
que matará a metade do grupo de animais, num tempo pré-determinado, se ingerida ou inalada forçadamente ou, exposta de
alguma maneira.
O objetivo deste teste é detectar a toxidade de algumas substância. Cada teste LD 50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. Durante o período de teste, os animais normalmente sofrem de dores angustiantes, convulsões, diarréia, supuração e sangramento nos olhos e boca. E quando acabar o teste os animais sobreviventes são sacrificados. Anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais nos EUA são obrigados a inalar e a ingerir (por tubo inserido na garganta) loções para o corpo, pasta dental, amaciantes de roupa e outras substâncias potencialmente tóxicas. Mesmo quando a substância utilizada não é tóxica, os laboratórios buscam encontrar a quantidade que a torna tóxica, para que essa quantidade seja determinada tóxica é nescessário que morram ao menos metade dos animais testados, ou seja, os animais têm de ser expostos a exorbitantes quantidades da substâncias proporcionalmente impossíveis de serem ingeridas acidentalmente por um ser humano. Este teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie do animal utilizado. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado através dos animais.

Teste Draize de Irritação Dermal
Este teste consiste em imobilizar um animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva).

Teste de Irritação dos Olhos

Os produtos(geralmente baton, anti corrosivos, hidratantes, tintas, entre outras substâncias) são aplicados diretamente nos olhos dos animais concientes. O período do teste geralmente dura mais ou menos uma semana, durante esse período os animais costumam sofrer de mutilação e dores extremas. Quase sempre este tipo de teste resulta em cegueira. Para prevenir que os bichos arranhem os olhos, são imobilizados em suportes, de onde somente as suas cabeças se projetam. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos permanentemente através de clips de metal que seguram suas pálpebras. O teste normalmente causa danos irreparáveis aos olhos dos animais, deixando-os ulcerados. No final do período eles são mortos para averiguar os efeitos internos das substâncias experimentadas. Quando não são mortos passam pro um tipo de 'reciclagem' para que outras partes de seus corpos possam ser usadas em outros testes.Os coelhos albinos são os animais mais utilizados nos testes Draize porque são baratos e fáceis de manusear: seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados.

Teste de colisão

Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.

Dissecação
Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.



É isso pessoas, tentei explicar tudo da melhor forma possível.
E vocês? O que pensam sobre os testes realizados em animais?

Beijos,
Mii.


PS: Não coloquei imagens porque vi algumas e achei muito chocantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Podem soltar suas correntes e comentar.